Na advocacia o que não falta são áreas de atuação e advogados. Mas você sabe qual a diferença de um advogado especializado e um advogado "generalista"? Embora ambas as modalidades visem o funcionamento da justiça e focam em proteger e defender à democracia, existem diferenças consideráveis que necessitam ser compreendidas.
O advogado especializado, de modo geral, é o profissional que atua diretamente no campo jurídico, se especializando através de estudos em um dos ramos da profissão e oferecendo seus serviços de forma específica.
Por sua vez, o advogado generalista, é aquele que aceita causas e consultorias de diversos assuntos jurídicos, ou seja, este profissional não busca focar seus conhecimentos em apenas uma área, de forma que consegue atuar em diversas áreas distintas, como a civil, ambiental, criminal, etc.
Desta feita, percebe-se que a principal diferença entre eles reside na área de atuação. Ao passo que um foca em uma área de atuação específica do direito e busca adquirir mais conhecimento acerca dela, o outro, não tem essa pretensão, podendo atender diversos segmentos ao mesmo tempo, contudo, de forma não tão aprofundada.
Um advogado especializado em Direito Criminal possui o conhecimento e a experiência necessários para atuar na defesa de seus clientes de forma efetiva, uma vez que a especialização trás maior grau de assertividade no momento de executar o serviço, evitando orientações equivocadas e perda de tempo e recursos durante o processo.
Além disso, um advogado especializado em Direito Penal possui experiência prática na atuação em casos criminais. Ele conhece as estratégias de defesa mais eficazes, sabe como lidar com as provas apresentadas pelo Ministério Público e tem habilidades para argumentar de forma convincente perante o juiz e o júri.


